SUBMISSÃO DE TRABALHOS

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Cada 1º autor só pode apresentar dois trabalhos
Poderá submeter o(s) seus trabalho(s) ao congresso nas seguintes linhas temáticas:
Na submissão do(s) seu(s) trabalhos deverá identificar a linha temática na qual se insere(m):
  • Desenvolvimento e Psicologia Clínica e da Saúde: criança e adolescente
  • Desenvolvimento e Psicologia Clínica e da Saúde: adulto e idoso
  • Saúde mental, Diversidade e Inclusão
  • Doença mental
  • Inovação e Ciberpsicologia
  • Avaliação Psicológica
  • Investigação Psicológica
  • Promoção/Intervenção em Saúde
  • Processos Positivos e Resiliência
  • Cuidados/Serviços de Saúde
  • Perceção e Comunicação em Saúde
  • Comportamento/Estilos de Vida e Saúde
  • Ambientes Saudáveis e Sustentáveis
  • Dor e Doenças Crónicas
  • Redes Sociais e Saúde
  • Saúde Ocupacional
  • Stress e Coping
  • Sexualidade/Sexologia e Saúde
  • Parentalidade e Saúde
  • Cultura e Saúde
  • Psicologia Clínica e da saúde e inteligência artificial
  • Outra linha
Os formatos são os seguintes:
Simpósio (SP)– é um grupo de comunicações centrado numa linha temática. Os simpósios são constituídos por 05 comunicações orais. Os simpósios poderão ser apresentados em formato presencial ou on line.
  • Comunicações Livres (CL) – são apresentações de investigação empírica original ou meta-análises/revisões de literatura. As comunicações livres poderão ser apresentadas em formato presencial ou on line.
  • Workshops – Sessão de caráter educativo sobre um tema específico a realizar previamente ou durante a Conferência
Posters Apresentação de investigação empírica original ou meta análises/revisões de literatura em sessão de posters.
Para submeter o seu trabalho, utilize a seguinte plataforma
Prémios
Com vista a valorizar o mérito dos investigadores que apresentam comunicações nas Conferências instituem-se prémios. Esta distinção, estímulo para os investigadores, contribui para o seu empenho na investigação e enriquece o seu currículo.
Estão instituídos dois prémios:
– Prémio Investigador de Mérito: destinado a galardoar investigadores, em geral, cujos trabalhos se salientam no congresso;
– Prémio Jovem Investigador de Mérito: destinado a galardoar jovens investigadores, que tenham obtido o grau de mestre há menos de dois anos, e cujos trabalhos se salientam no congresso.

SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES LIVRES E POSTERS

Para submeter uma comunicação livre ou um poster, deverá preencher e submeter o formulário até 06 de abril de 2025.
Neste formulário, deverá identificar: (1) os autores, respetivas afiliações e contactos; (2) o autor responsável pela apresentação e seus contactos; (3) a linha
temática onde o trabalho se insere e (4) o formato que pretende para a comunicação (oral ou poster).
Submissão de Comunicações e Posters, aqui
A apresentação do resumo de uma comunicação livre ou poster, deverá seguir a seguinte estrutura:
  • Título: deverá ter no máximo 12 palavras.
  • Corpo do texto: deverá ter no máximo de 1500 caracteres com espaços (aprox. 200 palavras), incluindo:
  • Introdução: Referir os principais objetivos do estudo, incluindo enquadramento teórico, as questões de investigação ou a teoria a ser testada.
  • Método: Para estudos quantitativos, descrever o design, participantes e instrumentos utilizados; nos estudos qualitativos descrever design, participantes, métodos de recolha e de análise de dados (e.g., grounded theory ou análise de discurso).
  • Resultados: Fazer uma descrição sumária dos resultados empíricos. • Discussão: Conclusões e/ou discussão acerca da possível contribuição do estudo para a Psicologia da Saúde.
Não deverá incluir uma lista de referências no final do seu resumo.
No caso de apresentar uma comunicação livre, atenda às seguintes orientações:
Apresentação: duração 10 minutos
Formato: Power Point – PPT
Pode descarregar o template para a apresentação das comunicações livres aqui
No caso de apresentar um poster, atenda às seguintes dimensões:
Formato: Impresso
Pode descarregar o template para a apresentação de posters aqui

SUBMISSÃO DE SIMPÓSIOS

Para submeter um simpósio. O/A coordenador(a) do mesmo deverá preencher o formulário até dia 06 abril de 2025.
Neste formulário, deverão identificar: (1) o coordenador do simpósio, sua afiliação e contatos: (2) o moderador e sua afiliação (optativo); (3) a linha  temática onde o simpósio se insere e (4) o formato de apresentação que pretende.
Submissão de Simpósios, aqui
A apresentação do simpósio deverá seguir a seguinte estrutura: Título: deverá ter um máximo de 12 palavras.
Resumo do Simpósio: deverá ter um máximo de 2000 caracteres com  espaços (aprox. 300 palavras), incluindo:
Objetivos: descrever os principais objetivos que pretende atingir com a realização do simpósio.
Relevância: justificar a relevância do simpósio face ao tema das Conferências. Sumário: descrição do simpósio como um todo e integração das comunicações individuais, com indicação da sua ordem de apresentação.
Resumo das comunicações individuais: os resumos das comunicações individuais que compõem o simpósio deverão seguir as instruções de submissão das comunicações livres.
ATENÇÃO: os simpósios orais terão 5 comunicações (sem moderador) ou 5 comunicações (com um moderador). É da responsabilidade do coordenador a recolha e submissão das comunicações individuais que compõem o simpósio.

SUBMISSÃO DE WORKSHOP

Para submeter um Workshop, deverá preencher e submeter o formulário até 06 de abril de 2025.
Neste formulário, deverá identificar: (1) Autores(as) responsáveis pela apresentação, breve descrição do CV e seus contactos; (3) a linha temática onde o trabalho se insere.
Submissão de Workshops, aqui
Workshops serão realizados em uma sessão presencial prévia ou durante a  conferência e devem ter duração de duas horas. Poderão apresentar o workshop  até 03 autores(as).
A apresentação do Workshop deverá seguir a seguinte estrutura:
Título: deverá ter um máximo de 12 palavras.
Resumo do Workshop: deverá ter um máximo de 2500 caracteres com  espaços (aprox. 350 palavras), incluindo:
Objetivos: descrever os principais objetivos que pretende atingir com a  realização do Workshop.
Relevância: justificar a relevância do simpósio face ao tema das Conferências.
Sumário: Breve introdução ao tema, incluindo enquadramento teórico. Dinâmica a ser implementada, etc…
Estrutura do Workshop: Materiais necessários, público-alvo, número  mínimo e máximo de participantes, duração, etc…
 

SUBMISSÃO DE TEXTOS PARA O LIVRO DE ATAS

Para submeter um texto para o livro de atas, deve enviar o mesmo até dia 30 de maio de 2025, para o seguinte email: conferenciaspcs.ubi@gmail.com
Cada autor não pode enviar mais do que dois textos enquanto primeiro autor. O trabalho apresentado para publicação deverá ter exatamente o mesmo título e os mesmos autores que a comunicação proposta para apresentar ao congresso. Se a comunicação ao congresso for recusada pela comissão científica o trabalho não será publicado. Os editores recusarão os textos que não cumpram as regras referidas anteriormente e os que considerem não ter nível científico adequado para publicação. Só serão publicados trabalhos em que o primeiro autor esteja inscrito no Congresso.
Formatar o documento de acordo com as seguintes normas: O texto deverá ter até ao máximo de 15 páginas, incluindo título, autores, resumo, texto e referências. O formato da folha deve ser A4, com margem superior e inferior de 2.5 e esquerda e direita de 3 cm. A letra deverá ser Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento de 1 ponto entre linhas e 12 pontos entre parágrafos (espaço depois do parágrafo). Separar os novos títulos através de uma linha de intervalo. O template disponibilizado já inclui essa formatação, assim como as formatações para títulos e subtítulos, tabelas, figuras e dados qualitativos. As citações e referências deverão ser apresentadas segundo normas da APA.
Descarregue o template para a elaboração do texto aqui
DATAS IMPORTANTES
  • Conferências: 20 e 21 maio | 2025
  • Submissão de resumos: 06 abril | 2025
  • Envio de texto completo: 30 maio | 2025
  • Inscrições: Taxa reduzida | 30 abril | 2025
 
Informações:
– Todos os participantes com comunicação aprovada deverão ter a inscrição e pagamento efetuados até 18 de maio de 2024.
– Todos os participantes com comunicação oral aprovada (presencial ou on line) deverão enviar o PPT da apresentação até 17 de maio de 2024 para conferenciaspcs.ubi@gmail.com
– Os participantes que tiverem interesse em ver os seus trabalhos publicados como capítulo de livro com ISBN, deverão enviar os textos completos até 30 de maio de 2024.